terça-feira, 25 de junho de 2013

1 Month of Beijing!!!!

Ei galerinha do barulho!!!

A exato 1 mês atrás, eu havia acabado de enfrentar uma viagem de mais de 30 horas, atravessado 3 continentes e chegado em terras asiáticas...

Tudo era novidade, curioso, até um pouco estranho (ainda o é) , mas aos poucos esse ambiente altamente diferente de tudo que já vi, ouvi...começa a se tornar familiar, comum e Beijing começa a parecer algo parecido com "casa".. tive essa constatação na minha ultima viagem!!!

Como havia anunciado aqui, minha semana passada começou conturbada...

Terça-feira chegamos ao trabalho todos normalmente, e nossos chefes nos avisam ,

"Ok conversamos aqui, vocês precisam ir resolver o visto de vocês essa semana, logo peguem o trem hoje depois do trabalho, aqui dinheiro do visto...BEIS"

Tivemos 1 hora para arrumar tudo e ir para a Beijing West Railway, e pegarmos nosso trem para Shenzhen, que fica na fronteira entre China e Hong Kong (sim para quem não sabe Hong Kong tem emancipação politica da China apesar de fazer parte do territorio Chines, se atravessa uma fronteira para entrar em Hong Kong, apresenta passaporte e na prática você deixa a China ao faze-lo).

A estação era beeem diferente da ultima que vi, invés de modernidade, imponência e modelos europeus como a Beijing South, uma estação bem mais simples, com diversos trabalhadores, pessoas que vivem no interior da China e vem a Beijing a trabalho etc.. todos no mesmo espaço, deitados no chão, esperando seu trem.. foi uma Beijing totalmente diferente da que costumo ver, uma visão do que provalmente muitos lugares na China de fato são.

Nosso trem demorava 29 horas para chegar a seu destino, portanto, vir do Brasil a China ou de Beijing a Hong Kong....pretty much the same. No trem, não é possivel escolher lugares, logo nos 4 fomos separados e colocado no meio de diversos chineses, que nos olhavam com a cara mais intrigada e curiosa da história, e no meio de diversas tentativas, gestos, conseguimos trocar nossos lugares originais e ficarmos sentados juntos, o que só tornou a nossa presença la curiosa, pois agora, temos 4 gringos todos juntos, jogando baralho tentando passar o tempo, e uma torcida chinesa inteira, comendo pipoca(na verdade pata de galinha ou perna de porco industrilizada, que você come no supermercado e é nojenta) torcendo, tentando entender como o jogo funcionava, e observando nossa respiração.

O trem foi uma XP sociológica intensa, o trem demorava 29 horas, pois parava em diversas cidades e vilarejos no caminho, mil pessoas entravam e saiam, e a ideia era fazer passar o tempo, tentar dormir nas cadeiras desconfortáveis, e chegar em Shenzhen

                                         
                                          Foto do trem Beijing- Shenzhen roubada do Gutcha =X



A nossa chegada foi super conturbada, chegamos encontramos a pessoa que nos ajudaria com os vistos, que falava muuito pouco inglês e rendeu diversos contra-tempos, mas enquanto o visto saia, fomos para Hong Kong ver a cidade...


                                 
                                                  Calçada da Fama chinesa, foto novamente roubada =X²


Hong Kong é uma cidade bizarra, mas no sentido bom da palavra, imagina uma ilha...agora taca muitoooooo dinheiro lá e pessoas dos mais diferentes paises, estilos e convicções, taca tudo lá..insira calor a gosto, e pronto...temos Hong Kong!!!

A cidade é a mais cara do mundo, chega a ser assustador...imagina pagar cerca de 10 reais para fazer 1 viagem apenas de metro todos os dias, pagar cerca de 30 reais por refeição em restaurante simples os mais caros são ainda mais absurdos.

Nunca me senti tão pobre em algum lugar, nos mantivemos nosso nosso bom e velho MC Donalds, e andamos horrores com nossas mochilas e um sol infernal aliado com o ar mais abafado que já vi...

Final do dia buscamos nosso visto, passando um perrengue digno de intercâmbio e fomos para o hotel já destruidos. Os meninos voltaram para Beijing de trem (tadinhos =X) e eu fiquei 1 dia a mais para matar mais de 1 ano e meio de saudades da Nay em Shenzhen...

Shenzhen é tão quente quanto, mas estar de volta em um ambiente onde não me fazia sentir tão pobre...foi no minimo relaxante, acabei vendo pouco da cidade...mas curti bastante o que vi e era um parque de miniaturas de artefatos do mundo todo chamado Window of the World




 Tinha de tudo, de cavalo de troia a miniatura da Torre Eiffel, não cheguei a ir dentro do parque de fato (porque era caro, e a pobreza já foi anunciada aqui antes), mas pareceu bem legal de fora e um dia voltarei lá!!!

No mais saimos e fomos em restaurante indiano e um bar perto da casa da Nay com o namorado dela e foi bem legal!!!


No mais voltei para "casa" e depois de toda essa viagem, foi exatamente o que senti, que estava em casa,  e depois desse 1 mês na China, a impressão que fica é 1 ano aqui na China tem tudo pra ser fantástico, e que  talvez seja até pouco tempo!!!!


TO BE CONTINUED

2 comentários:

  1. Ahhhhh, esse trem aí é 25 estrelas comparado ao da Rússia. xD

    ResponderExcluir
  2. Cescolino, que legal "ouvir" seus casos chineses.
    Só não vale se sentir em casa demais a ponto de deixar de descobrir coisas novas, hein?
    Brincadeira, sei que você vai aproveitar cada minuto aí.
    Beijos

    ResponderExcluir