domingo, 16 de junho de 2013

First Impression of Beijing - Os Chineses

Os Chineses-


É meio derivativo, já falar dos chineses, afinal são muitos no mundo, ainda mais na China. Além disso, até o momento fui em 2 cidades, mas sou mLk RbD, e vou falar das impressões, que tenho até agora dos mesmos.


Em sua maioria os chineses são extremamente simpáticos, não comem cachorros e lutam kung-fu, e gostam de receber pessoas diferentes, novas.


Aqui no bairro é muito comum, que despertemos olhares quando vamos nos lugares, e cada grupo age de uma determinada forma e ou padrão.


Em sua maioria, as crianças ficam encantadas e acham mega curioso, e em sua maioria elas são imensamente fofas, e os pais que estão com elas também gostam, e ficam brincando com a gente, falando “Hello”etc..,  e eu quase não me derreto com bebes e crianças, logo é uma dose de alegria extra para mim.  Tem algumas, que ficam com medo, ou se assustam mesmo, mas continuam sendo fofas, can’t help it!!!


Os idosos variam em suas reações, uns acham super gozado,e  ficam rindo achando graça,legal e  alguns ficam muito assustados, principalmente quando entramos dentro do nosso prédio, e eles veem que não somos simples transeuntes e turistas, ai eles não curtem tanto, imagino se pensam que chegou o “Gueto Brazuca” para aterrorizar o vilarejo, mas enfim, eles ficam encucados. Pior mesmo foi esse fim de semana, que fomos em uma festa que imita a festa das cores na India, e chegamos todos sujos, cara de exaustos e já não despertamos a atenção normalmente, então gringos, maltrapilhos e todos coloridos, eu acho que eles não conseguiam processar toooooda essa informação.


Os jovens e gente de meia idade costumam gostar, muitos tiram fotos com a gente, acham graça, curtem, de vez em quando pagam cerveja, mandam cartas de amor para Isabela (mineira que trabalha comigo) e coisas do tipo, raramente são antipáticos (o da carta de amor era levemente mas não foi em Beijing).   


Uma característica bem marcante que tenho visto aqui, é a ansiedade, principalmente os de Beijing. Imagino, que no interior seja diferente, mas a galera aqui é ligada no 350. Temos uma especie de secretaria executiva aqui, o nome dela é Hui, e toda vez que ela vez falar com a gente, ou pede que façamos algo, ela fica dando pulinhos, pedindo pra agilizar, quando o Fernando (paulista que trabalha comigo) tira onda da cara dela, xinga horrores, finge que chora etc... 

Falando em fingir que chora, eles também são BEEEM DRAMATICOS. Um dia, um dos meninos pisou de leve no pé de alguém no metro, deve ser porque a gente é brasileiro, mas o cara personificou o Neymar na hooora, caiu no chão, revirou de dor, chamou a maca, pediu pro juiz parar o jogo. Até pedimos desculpas, perguntamos se tava bem, mas a menina só fez cara feia e foi embora.


O que te leva a questionar um pouco os modos dos chineses, apesar de serem amistosos, não são os mais educados da face da terra, como disse antes, o importa é o conteúdo e não a forma, logo falar “saúde” quando se espirra, ou se eles trombarem em você no meio da rua, te atropelarem porque dirigem mega mal e o transito é um caos ( Eles estão a 75 KM de distância de você, mas te vêem na rua, e deve ser cortês buzinar aqui, porque eles BUZINAM ALL THE FUCKING TIME!) Além do famoso cuspe na rua, que é sussa. Pois eles fazem algo beeem pior, eles digievoluiram o deixar cocô de cachorro na rua...estão prontos?!?!?


TUM TUM PA


TUM TUM PA


BEBES FAZEM COCÔ NA RUA!!!!!!!


ISSO MESMO MINHA SENHORA!!!! Andar sem olhar para o chão, não é a melhor das ideias por aqui, porque se pisar em merda de cachorro é desagradável, imagina humano!!!


Até esse fim-de-semana, não tinha visto o ato em si, mas adianto que  é BIZARRO..não sei se fralda aqui é caro, galera é preguiçosa, ou porque raios eles fazem isso, mas é isso ai, os pais agacham com o bebe no colo, dão um certo espaço para o menino fazer suas necessidades, e deixam o trem fluir, quando o menino é maior, ele mesmo tira as calças e faz, e foi ai que a Isabela levantou um ponto interessante


“Quando isso deixa de ser uma ação socialmente aceita e passa a ser mal educado?!?!”


Porque serio, um adulto me abaixando as calças no meio da rua, tranquilamente, abrindo o jornal e “mandando ver”, seria uma imagem ainda mais complicada de se ver.


Enfim, analisando outros fatores, eles são um pouco crianças mega crescidas em sua maioria. Já tive essa sensação com outros asiáticos, mas são super eficientes, quando se pensa em cidade e organização. Ver a estação de trem de Beijing, me deixou perplexo de verdade!! É monumental a coisa, não perde nada para a Europa, muito pelo contrário!!! E quando vemos como tudo aqui (transporte, infraestrutura,segurança) funciona bem, pensamos o que vem acontecendo no lado do prisma brasileiro, que aparentemente é incapaz de acompanhar, mas mesmo de longe, vejo que tem sido justamente criticado.


Mas algo que constatei aqui com eles, é que o jeitinho brasileiro deve ter vindo dessas bandas. Aqui, eles são OS MESTRES KUNG FU DO JEITINHO...


“Temos que fazer isso”


“hmmmm então... isso ai vamos ter que ver”


Logomarca de cadeia de restaurante chinesa “Ahhh pega o do KFC coloca um brow chinês...sai para o abraço”


Furar fila em qualquer circunstância, é algo que eles até tentam com afinco, mas queridos, cá entre nós. isso dai vem da minha terra, e jeitinho posso até dar para vocês, agora na malandragem...brasileiro é PHD, vocês vão me ensinar não...so sorry!!!


TO BE CONTINUED

3 comentários:

  1. TOP! se analisar sob sua ótica, a cidade é muito engraçada!! hahaha espero que esteja sendo ótimo =]

    ResponderExcluir
  2. Que deselegante essa disposição de dejetos humanos em público. hahahahaha

    ResponderExcluir
  3. "mLk RbD" = parei alí de ler. (oferecimento: Jeito Gominho de ser)

    ResponderExcluir