segunda-feira, 15 de julho de 2013

Proibida para Mim?!? NO WAY!

Eu já estou a quase dois meses na China, e um fator em particular vinha me incomodando DEVERAS!!! Eu ainda não havia conhecido a Cidade Proibida.

Motivado em não cometer erros de outrora, e inspirado pelas letras cativantes e poéticas de Charlie Brown Jr, nós resolvemos fazer um fim-de-semana turístico na semana passada, e conhecer essa maravilha arquitetônica localizada no coração de Beijing.  

Saindo da estação de trem, nos temos já o primeiro choque, dezenas de prédios estatais, uma praça gigantesca do tamanho de um estádio de futebol, e a frente dela, a entrada para a Cidade Proibida com a foto de Mao e milhares de pessoas a nossa volta, tirando centenas de fotos, e vindo das mais diferentes planicies da China, todos surpresos e curiosos com os gringos andando tranquilamente entre eles.


                                          Entrada da Cidade Proibida com dois gigantes e uma minion 


O tamanho de tudo impressiona, e claramente o objetivo é exatamente esse, mostrar a força e poder do Estado Chinês, todo os maiores prédios de Beijing, ou pelo menos os mais imponentes pertencem ao Estado.  

Só a entrada para a Cidade Proibida já rende uma boa caminhada, milhares de pessoas enfileiradas (não da maneira mais organizada possível), se encaminhando para a portaria, vendedores ambulantes, "guias de improviso" e tudo que você puder imaginar encaixado nesse contexto, até que chegamos na bendita fila

                                                                   Definição de Caos

Nós escolhemos um dia particularmente quente para realizarmos o nosso passeio, aliado a uma fila gigante e a bela educação chinesa, onde encontramos guias que oferecem os seus serviços comprando os teus tickets, mas quando você claramente não aceita, outros furam a fila e entram na sua frente, e como e você não fala chinês, fica só olhando feio e achando ruim messs!


A Cidade Proibida é um complexo de diversos palácios, e  é o maior complexo arquitetônico dessas bandas, ela é dividida em 3 partes: Leste, Oeste e uma parte central que tem os maiores palácios. Para quem tem interesse de conhecer e vir para cá, sugiro que você reserve de 5-6 horas para que consiga ver tudo! Para os preguiçosos, você pode simplesmente fazer o caminho central e demora cerca de 1 hora e meia para percorre-lo por inteiro!

 Lá eles te oferecem um guia eletrônico, que serve como mapa e te acompanha por GPS, logo sempre que você entra em algum lugar novo, a locutora (com uma voz bem sexy inclusive) começa a explicar a historia, lendas e fatos sobre aquele lugar em específico. Para quem não sabe, a Cidade era Proibida pois apenas a família dos imperadores, concubinas e oficiais do Estado eram permitidos entrar na Cidade, o lugar respira história, e ainda possui diversos traços da época na qual ainda funcionava, e mil historias e lendas, principalmente envolvendo concubinas, bem taradinhos esses imperadores!!!!






 O grande barato e também o fato a se lamentar, se dão pelos chineses que vão a Cidade Proibida.
 A grande maioria são das regiões mais interioranas da China., e nunca viram gringos na vida, logo nosso amigo loiro, alto, de barba ruiva e olhos verdes, se tornou uma sensação com as chinesas!!!

Tirou várias fotos e se tornou uma celebridade, no meu caso, moreno, alto, bonito e sensual..só via as pessoas disfarçando e tirando fotos de longe, paparazzis sempre me atormentando!!!

O fato a se lamentar é o descaso com que os chineses tem com a PRÓPRIA cultura deles, você vê lixo jogado no chão constantemente, crianças subindo nos parapeitos dos prédios, e até gente gravando o seu nome nas paredes com chaves,facas etc... Eu que não sou chinês..pareço me importar mais com a cultivação da história e patrimônio deles  do que eles mesmos, mas acho que é um traço histórico da revolução aqui, os chineses não são nem um pouco saudosistas e a ideia de cultivar história/patrimônio, ambiente não é muito com eles não! Até a própria cidade, peca um pouco em cultivação, diversos prédios já estão mais depredados, madeira descascando etc... Tendo em vista, o que custa entrar na Cidade Proibida se você não é estudante, a grana para restaurar acho que não deve faltar não!

Mas em geral o lugar é fantástico, te coloca em perspectiva, e te faz pensar o quão pequeno de fato somos, e a capacidade humana de fazer algo tão grandioso. O tempo todo ficava imaginando cenas da época, e lembrando de filmes chineses antigos, a cultura deles pode não fascina-los, mas me fascina muito!!!





 No final do dia, não conseguimos ver tudo e teremos que voltar não que eu esteja reclamando disso!

E para coroar um dia intenso de sol, dor nas pernas e cansaço nada melhor que uma pizza para alegrar um gordo, e achamos uma pizzaria fantástica, que fica do lado do estádio do time aqui de Beijing, com preços muito bons e você come horrores...para ilustrar este fato


A Pizza devia ter mais de meio metro, e era realmente uma delicia, e pagamos 40 yuans cada um (Um pouco mais de 10 reais) com direito a rodizio de refri! Será destino certo todos os meses esse lugar!

E no final do dia um filminho em casa e um sentimento ótimo, de que estou realmente aproiveitando meu tempo aqui, e vendo coisas que nunca imaginei que iria!!! E semana que vem..que venha China Joy e Shanghai!!!

Beijos saudosos para todos =)

4 comentários:

  1. Cara, que lugar foda! Dá um pouco de preguiça ter esse monte de gente não só vivendo lá, mas também visitando.....maaaaaaaaas sensacional as estruturas todas. É tão distante da realidade daqui que nem da pra imaginar direito o 'feeling' que deve ser....agora, pizza depois disso tudo...LoLzão!

    ResponderExcluir
  2. Enriquecimento cultural é mato ai hem? Do caralho as coisas...
    E essa mutuera de neguin? faz jus a fama da china tbm ne... 500bilhoes de pessoas iguais. kkkkkkkkk
    e pizza no final... vide andre lucas: LOLZAO. dafuq! pizza? really?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando se está salivando por uma pizza decente a 2 meses YES REALLY! haha Aqui perto so tem Pizza Hut e outras cadeias que a pizza é ruim, pequena e cara!!! Logo achar esse lugar foi muito s2

      Excluir
    2. Adorei a cara de to """"bolado""""" para os chineses furando fila hahaha

      Excluir